quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Poder feminino. sangue sagrado.

A Arte de Menstruar





Menstruar é um fato primordial na vida de qualquer mulher. Entre as diferenças que existem entre homens e mulheres, 'sangrar sem morrer' certamente é uma das mais significativas e que deixou forte impressão na mente humana, desde o primórdio dos tempos. Para nossas ancestrais da Idade da Pedra, o sangue menstrual era sagrado. A palavra sacramento provavelmente se origina de sacer mens, literalmente, menstruação sagrada.



Menstruação significa "mudança de lua". Tem como raiz da palavra mens, mensis, e está na origem da contagem do tempo. Forma palavras como medida, dimensão, metro, mente, para citar algumas.
         O sangue menstrual, representando o poder de criar vida que conecta as mulheres com o próprio universo, era tabu, palavra polinésia significando "sagrado" e "proibido". Nas sociedades tribais, a menarca, o início do fluir do sangue, era celebrado com um rito de passagem, auxiliando a menina a realizar sua entrada para o reino do mana: o poder sagrado transmitido pelo sangue e que tanto podia dar como tirar a vida.


         Ao longo dos milênios, as mulheres têm desaprendido a arte de menstruar, de fluir com a vida. O que era sagrado tornou-se proibido, sujo, contaminado. A regra passou a ser esconder a regra. O resultado disto foi que o evento central na vida de toda mulher madura tornou-se invisível. Mesmo mulheres "liberadas" acreditam que suas regras (aquilo que as rege) são uma inconveniência que deveria ser eliminada. A decantada imprevisibilidade feminina é, em grande parte, decorrente das oscilações a que a mulher está submetida, ao longo de seu ciclo mensal. É expressão da imprevisibilidade da própria vida.



Infelizmente, hoje, as mulheres veem a menstruação como um desconforto e procuram várias medidas para se livrarem deste. Assim injetam drogas poderosas em seus organismos sem perceberem quão violento é esse ato e quantas consequências pode trazer.



Isso é muito triste, é uma forte negação do feminino, do poder feminino, negação da própria natureza. É inconsciente, nada sábio. Aliás, se você quiser se conhecer melhor como mulher, e os mistérios femininos, fique atenta às oscilações que você sente durante seu ciclo menstrual, observe a lua e note a diferença de menstruar na lua cheia ou lua nova. Anote seus sonhos e veja as diferenças entre ovulação e menstruação.
Elabore um mapa dos padrões para ajudar você a programar seu 'tempo da lua'. Ritualize sua menstruação:
aumente a fecundidade de sua vida, procure respeitar esse período, que deveria ser de resguardo, de descanso, já que é nesse momento que estamos finalizando um ciclo dentro de nós. Se não puder parar de trabalhar, pelo menos organize uma noite de relaxamento. Celebre! Sozinha, ou com suas amigas, prepare comidas e bebidas especiais para os dias sagrados. Se possível, retire-se para um lugar especial, um lugar seu, seja na sua casa ou na natureza, como um parque, um jardim, e silencie sua mente para escutar a mensagem de seu corpo, sinta o sangue fluir, perceba sua consistência e temperatura, imagine sua cor, sua força e revista-se desse poder. Pense nas suas ancestrais, tente imaginar como era esse período para elas. Agradeça a natureza por este dom.



        O Tabu da Menstruação


Uma situação pouco discutida no universo mágico é o tabu da menstruação. Na sociedade contemporânea, a menstruação ainda é vista com reservas. Uma mulher bem educada não pode falar sobre menstruação, cólicas menstruais, ovulação ou qualquer aspecto de seu aparelho reprodutivo - salvo entre outras mulheres. Esse "assunto feminino" deve ser banido para os banheiros femininos, rodas de amigas e consultórios ginecológicos - sempre com o absorvente usado devidamente escondido. Enquanto isso, os rapazes falam abertamente de sua ejaculação, disposição sexual, problemas intestinais, conquistas amorosas e largam camisinhas usadas em todos os lugares, numa forma explícita de demonstrar virilidade. Qual a diferença? A diferença está na regulação imposta sobre o corpo feminino, mais especificamente sobre sua capacidade de reprodução.

Há homens que se recusam a fazer sexo com uma mulher menstruada, definindo a menstruação como algo "sujo". Outros preferem a mulher menstruada, pensando nos incômodos da paternidade, mas estes são minoria absoluta. O que me espanta é ver a quantidade de mulheres que, negando o ciclo natural de seu próprio corpo, concordam que a menstruação é uma fonte de impureza. Vamos analisar o problema mais de perto, do ponto de vista mágico.

As formas de magia mais populares no Brasil utilizam a menstruação como um elemento mágico, sobretudo nas amarrações de amor. No neo paganismo, a menstruação é normalmente colocada como força original e primária da mulher. Mas há muitas outras culturas que veem a menstruação como algo impuro, como os ciganos, por exemplo. Outras celebram a menarca de suas filhas, o que foi interpretado pela teoria feminista como um indício de que o corpo da mulher é mais sagrado para essas culturas do que para a cultura ocidental. Este tipo de pensamento foi o que desenvolveu a ideia francamente abraçada - sobretudo nos EUA - de  utilizar o sagrado e o religioso como formas de transformação de nossas atitudes cotidianas. Um simples gesto, muitas vezes, muda toda uma visão de mundo.

Mary Douglas foi uma antropóloga que descreveu a associação que muitas culturas realizam entre a impureza e o perigo. Sendo impura, a menstruação ofereceria algum grau de perigo. Sendo uma fonte mágica primordial, a menstruação foi, um dia, considerada o poder original feminino. Alguns cultos a deusas específicas, tomados por sacerdotes, já que suas sacerdotisas foram banidas, trocaram o sangue menstrual pelo sangue sacrificial dos sacerdotes, como na circuncisão, na castração ou na amputação dos mamilos.
          O estabelecimento de uma nova ordem, com a dominação masculina e o desrespeito pelo feminino - que nem de longe é um problema exclusivo da "civilização judaico-cristã", visto não existir uma sociedade matriarcal na face do planeta - tornaram este poder sagrado perigoso e, consequentemente, impuro.



O que fazer para mudar essa visão, pelo menos dentro de nós? Como bruxa, poderia indicar um caminho mágico, mas usar magia não serve para nada se não transformar o mundo à nossa volta. A mudança deve antes ser interna. Como diziam as feministas, "o pessoal é político". Mudando nossas próprias atitudes e transformando as situações pessoais, nós também transformamos o mundo. Se você já se viu tratando a menstruação como algo impuro, pare, pense e reconsidere que tipo de ideologia está reproduzindo, às vezes, de forma inconsciente. Os corpos das mulheres são sagrados com todos os fluxos e humores eles contidos, assim como os corpos dos homens. Afinal, somos todos filhos dos deuses e os deuses não habitam apenas a alma.

A seguir, vou colocar algumas sugestões de rituais envolvendo esse tema, que, como podemos perceber, é muito importante para todas as mulheres, inclusive as bruxas, e como bruxas devemos nos colocar de forma respeitosa, reconhecer a sacralidade e nos conhecermos através do sangue menstrual e seu ciclo. Tomei como fonte o livro A Dança Cósmica das Feiticeiras, Starhawk, Ed. Nova Era. Fiz algumas adaptações, já que, na bruxaria, é comum e natural usar sangue menstrual, conhecido como sangue de lua, em rituais e feitiços, mas como algumas mulheres ainda não se sentem à vontade com isso, deixo para que cada uma escolha como quer trabalhar com o sangue menstrual. Se você não se incomodar com isso, colha seu sangue de forma direta, não o deixe passar pelo absorvente. Pode parecer difícil, ou incomodo, mas faz parte do conhecimento do seu fluxo e corpo, e você vai saber como fazer.

 

  Rituais de Menstruação




Recuperar o bom relacionamento com o sangue menstrual

          Como vimos, muitas mulheres veem o sangue menstrual com as marcas que o patriarcado lhe colocou: sujo, nojento, desagradável... Para ser uma bruxa você tem que destruir esses pensamentos e essas sensações e recuperar a sacralidade de seu sangue menstrual. Acostume-se com seu sangue menstrual.

Tome como regra NUNCA MAIS reclamar de sua menstruação. NUNCA MAIS maldiga o momento em que estiver menstruada, NUNCA MAIS reclame de incômodos... Ao fazer isso se perde uma quantidade enorme de poder!!! Ao invés disso, perceba como seu poder psíquico cresce. Faça de sua menstruação um tempo de celebração como mulher.

Sugestão de celebração menstrual

- velas vermelhas,
- uma granada ou cornalina,
- flores de hibisco ou outras flores vermelhas
- seu jarro menstrual
- vinho tinto
- um bolo ou torta de frutas
- incenso de artemísia ou canela
- uma pedra chata, recolhida por você em uma cachoeira ou rio ( mais ou menos com uns 20 cm ou um pouco mais, e um pouquinho pesada, para você poder colocar sobre o ventre e fazer uma certa pressão).

Acenda os incensos e as velas (as velas podem ser untadas com seu sangue menstrual). Coloque a pedra achatada a sua frente e desenhe nela símbolos da Deusa: fases da lua, espirais, labirintos, triskles etc. Deixe no altar suas pedras de cornalina e granada e as flores. Pegue a pedra grande já desenhada, deite-se e coloque-a sobre o útero.

Feche os olhos e comece a se tornar consciente apenas da pedra e do peso sobre seu ventre. Respire no ventre e se conecte com ele. Veja a cor que está aparecendo. Torne-se consciente do grande poder que o sangue menstrual implica, porque iguala você e a Deusa no processo da Criação. Medite sobre a pequena morte que a menstruação representa. Lembre-se de quanto sangue já verteu para que a humanidade chegasse aqui e perceba a irmandade que une todas as mulheres que existem e que existirão. Viaje para dentro de seu útero, percebendo-o como que forrado em rico veludo vermelho... Ande por ele procurando o fluxo de sangue.

Recupere suas forças nesse processo, recupere o poder de seu ventre. Sinta-o pulsando com essa energia vermelha, saudável e luminosa. Encerre a meditação e abençoe as flores com essa energia do sangue. Termine tomando o vinho e comendo o bolo.

Para melhorar cólicas e diminuir a TPM

Mulheres em conexão com seu ventre, mulheres que assumem o poder da bruxa, não têm - salvo patologias mais complexas e mesmo assim raramente - cólicas e problemas com sua menstruação. Eu mesma não tenho cólicas há anos e não sofro tanto com os sintomas de TPM, salvo inchaços, já que a natureza sabe que você vai liberar sangue (líquido) e envia um comando ao corpo para retê-lo.

Regra número um para obter a conexão é se expor a luz da lua todas as noites por alguns segundos ao menos. A atitude mental deve ser a de fazer coincidir as fases do ciclo com as da lua. Assim, menstrua-se
entre minguante e nova, está-se fértil na cheia. Mesmo que sua menstruação não seja assim, você pode fazer com que o ciclo mude. Se for do tipo que menstrua com a lua cheia, imagine as fases inversamente. Toda noite olhe para o céu e veja a lua (ou imagine-a, se ela não estiver visível). Peça sua força para seu ventre e visualize o que deveria estar acontecendo nele de acordo com a fase da lua.Você vai se surpreender com a rapidez da resposta. Seu ciclo muda, em média, em 3 meses.

Faça um diário lunar, ou seja, todos os dias, por 6 meses, anote o dia do mês, a fase da lua ( contando assim: primeiro dia da crescente, segundo da crescente, primeiro da cheia e assim por diante), como se sente física, mental e psicologicamente. Assim descobrirá em que lua você é mais forte, qual sua lua de poder em qual prefere estar recolhida. Isso é essencial para quem trabalha com magia lunar.

CORNALINA - pedra ideal para colocar sobre o ventre. Diminui as cólicas pela energia que concentra. Praticar dança do ventre também acaba com as dores (experiência própria...).

Sacola e jarro menstrual

Faça um saquinho de couro ou pano vermelho, colocando dentro objetos de poder ligados à menstruação... Um búzio (que representa a vagina), contas vermelhas, granadas, pétalas de rosa, um desenho de sua vulva em vermelho, uma espiral, uma lua em vermelho sangue. Imante-a e carregue na bolsa quando estiver menstruada, deixando em seu altar o resto do Mês.

Pinte um jarro de vermelho e use-o exclusivamente para fazer a oferenda de seu sangue à Mãe Terra.






Partilhar e festejar




Busque outras bruxas (ou outras mulheres que se interessem pelo tema, mesmo que não sejam bruxas) e partilhe com elas histórias e segredos, experiências e meditações que você teve durante a menstruação.

Se todas estiverem acertadas com o ciclo lunar, menstruarão mais ou menos nos mesmos dias do mês.

Recupere o costume ancestral das mulheres que se reuniam em seu Tempo da Lua, ou Tenda vermelha, para partilhar dos poderes próprios das mulheres. Celebrem, festejem, cantem e dancem esse tempo que a Mãe nos dá como privilégio e do qual temos que nos orgulhar.

Bruxas são poderosas, o poder do sangue é delas!

Para ser feito na primeira noite de menstruação. Especialmente útil para as mulheres de cólicas ou sangramento irregular ou excessivo.

Organize um círculo.

Acenda uma VELA VERMELHA. Sente-se de frente para o sul.

Com o terceiro dedo da sua mão esquerda, esfregue algumas gotas do seu sangue menstrual na vela.

Eleve o poder. Sinta a essência do sangue absorvida pela chama. Deixe que a luz aqueça e encha você. Sinta o seu próprio sangue como a essência da força da vida.

Absorva a luz da vela para dentro do seu útero. Deixe que ela encha você e se espalhe lentamente através de todo o seu corpo, começando pelo centro do seu ventre, carregando você de energia e calor.

Feche o feitiço. Encerre o poder. Abra o círculo.

E para finalizar, vou deixar uns poemas que escrevi sobre esse tema, ao refletir sobre o comportamento das mulheres modernas.

E todas somos uma deusa

Sangra, não morre
Dá a vida, ainda tem vida
Cuida, não cansa
Corre com os lobos, não teme

Este poder, mistério
De onde vem assim?
De todas as funções exercidas?
De um coração sem fim?

Dentro da tenda vermelha
Conversa e ouve
Dentro da tenda vermelha
Mulheres sãs
Amigas, irmãs, mães, sábias

Deusas em tempo integral
Escutando queixas e pedidos
Conservando a leveza e o espírito
Essencial

Mas... Reconhecendo uma nas outras
A decadência moral
Irmãs perdidas
Vergonha e lágrimas
Maternidades vendidas
Corpos transformados

Rompe o sangue sagrado
A ruga sábia
A boca trêmula
As mãos senis
E envelhecer belas ao natural
Dignas e divinas

Onde estão suas Deusas?
Por que as mataram assim...

Mas ainda há Deusas em muitas mulheres
Em mim.


Aviso

Ouve, mulher que sangra
Este sangue é essencial
É ser fêmea
Ser sagrada, natural

Sente este sangue escorrer de dentro de você
Tenha orgulho dele
Recebe-o com emoção
Não o impeça de chegar a cada mês
Completar seu ciclo
Porque é você!

Ouve, mulher
Você sangra
Um motivo especial
Diferencial
A mãe te deu este poder
A avó te ensinou certo
Não se perca...

Ouve, antes que seja tarde
Sangue não deve ser lágrima
Seja quem você é
Tenho medo por você, mulher que sangra e não quer sangrar
Pena, preocupação, irmã minha
Não corta esse vínculo com as tuas ancestrais
Com a grande mãe
Ouve! É só o que posso te dizer.
Sente! É o que deve fazer.
E o medo não virá, a dor também não
A natureza cobra o que dá.
Como você vai dizer? Não sabia...
Agora já sabe











14 comentários:

  1. O sangue menstrual é muito usado em cura, amor e também em destruição.
    Para amarrações poderosas, use 3 gotas do seu sangue no caféve ofereça a quem deseja. É impossível se desvencilhar depois.
    As stregas usavam a menstruação para destruir plantações de seus algozes e também para criar ilusões de serpentes.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Aradia Vamp, adorei seu comentário, poderia me enviar mais sobre o assunto,agradeco desde já!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Aradia Vamp, adorei seu comentário, poderia me enviar mais sobre o assunto,agradeco desde já!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Aradia minha amada...meu e-mail é raissah07@gmail.com. Por favor me envie mais sobre alterações com sangue.. .bj

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Não façam feitiços de amarração, isso interfere no destino do outro e no seu próprio destino, não se deve mexer com a energia do outro sem a devida permissão, até mesmo para fazer o bem deve existir cautela, porque o não nossa concepção é o bem, muitas vezes o universo tem outros própositos. Mais amor irmãs, mas o amor genuino que apenas se é e nada espera, é a melhor e mais forte magia e toda magia vai e volta. Também não esqueçam de se conectar com a natureza e pedir permissão para o que for interferir em destinos! A força da grande Mãe para nós!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse artigo. Tbm sou co terá qualquer tipo de amarração, mas ai, vai de cada um...penso que quando um não quer, dois não briga. Então, o que tiver que ser nosso, será porque é assim que te que ser e não é amarração que trará felicidade. Soltar é muito melhor que amarrar...

    ResponderExcluir
  10. Nossa achei muito interessante o tema. Vcs poderiam me ajudar como engravidar pois minha menstruação está muito desregulada. E Já tenho 40 anos. Meus exames deram tudo normal

    ResponderExcluir
  11. Eu fiz e me arrependi amargamente. Meu ex noivo fez da minha vida um inferno.... Quase me matou. Quase morri.Eu não queria q ele usasse drogas então queria controlaro.e ele foi um inferno. Tive q. Ir ao meu babalorixá para mandar esse cara pra bem longe de mim. Finalmente ele me esqueceu depois de muitos anos.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite a amarração com sangue menstrual resulta mesmo que ele esteja com outra pessoa obrigada

    ResponderExcluir
  13. Boa noite a amarração com sangue menstrual resulta mesmo que ele esteja com outra pessoa obrigada

    ResponderExcluir