domingo, 4 de setembro de 2011

Tabelas úteis


          Como já sabemos, na Bruxaria, quando vamos elaborar um feitiço ou ritual, muitos são os “ingredientes” disponíveis. Conhecendo o significado dos símbolos, das cores, a força dos planetas, das fases da Lua, das energias que emanam dos dias da semana, somos capazes de montar rituais e criar feitiços para tudo praticamente. Então, agora, vou colocar algumas tabelas úteis para a execução de rituais. Luas,  dias da semana que podem auxiliar nas suas práticas.
          Mas é bom sempre ter um calendário lunar, encontrado em livrarias e bancas de jornal e o Almanaque Wicca que traz um excelente calendário com as luas, os signos regentes para todo o ano. O almanaque também é encontrado em livrarias e bancas de jornais e é baratinho!!! Há também no almanaque, artigos e  dicas de feitiços etc. Claro que nem sempre nossa maneira de interpretar os fatos vão ao encontro dos artigos apresentados, mas esta é outra história... Que uma jornada florida o espere!!!

Dias da semana


Dia da semana e planeta
Atribuições

Domingo 
Sol
R
O domingo pertence ao Sol (Sunday no inglês) e ao elemento Fogo. A energia do Sol é adequada para os rituais de cura (fortalecimento do corpo, proteção contra doenças, fadiga, depressão) e tudo que se refere a amizades. Também é favorável para feitiços que aumentem sua força pessoal e espiritual, para pedir proteção e criatividade.



Segunda-feira  Lua
ƒ
Este é o dia do signo da Lua (Moon day, Monday em inglês) e, por isso, pertence ao elemento Água. Este dia tem relação com tudo o que se refere ao lar e aos assuntos familiares. Tudo o que apoia e constrói combina com ele, assim como tudo o que faz bem aos outros, como rituais de energização, magnetismo pessoal. Na segunda-feira, você pode prepara um bolo para alguém e fortalecer uma amizade degustando-o juntos. Se está deprimido pelo fim de um relacionamento, é um bom dia para um ritual de despedida. A energia da Lua favorece a paz, o sono, a cura, a compaixão, os amigos, a capacidade psíquica, a purificação, fertilidade e inspiração.



Terça-feira  Marte


Corresponde ao planeta Marte e pertence à energia do Fogo. É um ótimo dia para tudo que diz respeito a disputas, literalmente, desde uma competição esportiva até uma troca de palavras. Quem precisa de muita coragem para fazer alguma coisa, deve tratar de reforçá-la numa terça-feira. A coragem de resolver pacificamente uma briga e dar o primeiro passo também pertence a Marte, assim como a raiva que leva à agressão. Se você estiver procurando um modo de absorver a energia de Marte no seu dia, use vermelho. Também os rituais relacionados às atividades tradicionalmente masculinas correspondem a Marte, que representa o elemento masculino. A energia de Marte favorece a paixão, o sexo, a coragem, o ataque e a proteção.


Quarta-feira  Mercúrio

Pertence ao planeta Mercúrio. O planeta da conciliação combina com tudo o que tem a ver com negócios, tanto quando se trata de uma mesada como quando se trata de uma questão envolvendo muito dinheiro. À primeira vista, a energia de Mercúrio pode parecer confusa, pois muda constantemente. Sendo o planeta do movimento, em geral, ele aparece de forma fugaz para logo desaparecer. Mesmo o tratamento “ele” é impróprio, pois Mercúrio (ou Hermes para os gregos) não tem aparência claramente masculina. A energia de Mercúrio está voltada para a troca e a negociação. Mercúrio é extremamente útil nos rituais, pois ele ajuda a tornar mágicos os pensamentos e objetos mais corriqueiros. A energia de Mercúrio favorece a mente consciente, os estudos, as viagens, a adivinhação e a sabedoria.

Quinta-feira  Júpiter

Este é o dia do maior dos planetas, Júpiter. O deus-pai dos romanos representa o poder e a força, a prosperidade. Se a questão for ter mais dinheiro e você não estiver com vontade de negociar isso, trate de fazer um feitiço monetário numa quinta-feira. A energia de Júpiter favorece a expansão, o dinheiro, a prosperidade e a generosidade.

Sexta-feira  Vênus

A sexta-feira é dedicada a Vênus (A Afrodite grega, a Deusa do amor). Aqui, tudo o que tem relação com o amor está em casa. A energia de Vênus favorece o amor, a amizade, a reconciliação, o magnetismo pessoal, a autoestima, a beleza. Fazer rituais de beleza sempre nas sextas-feiras, dedicando-o a Vênus/Afrodite resulta no aumento do magnetismo pessoal.

Sábado 
Saturno

A energia de Saturno favorece a longevidade, os exorcismos, os términos, o ambiente doméstico e as residências em geral. Se você precisar pôr fim a alguma coisa, seja de caráter físico ou espiritual, sábado é o dia perfeito para fazer o ritual. Também se você precisar de um feitiço, amuleto que o afaste de malefícios, inveja, um círculo de proteção, a energia de Saturno é a indicada.



Fases da Lua e suas atribuições

          Já falamos de magia lunar, mas vou acrescentar aqui uma tabela das luas mais propícias para determinados objetivos.



Fase da Lua
Atribuições


Lua Nova
l
Para começar um novo emprego, projeto ou relacionamento. Ótima ocasião para pôr em prática ideias novas, que favoreçam o crescimento e a expansão. (A noite anterior ao início da Lua Nova, na prática da magia, é conhecida como Lua Negra, como já vimos, que tem o poder de criar e destruir, de curar, regenerar e de descobrir, de fazer fluir o ritmo das mudanças e dos ciclos naturais, é uma Lua bastante interessante para vários tipos de rituais e feitiços.

Lua Crescente
ƒ
Favorece o desenvolvimento, a prosperidade e os compromissos. Trata-se também de uma época de crescimento e expansão, muito usada para acelerar atividades em curso. Cabelos, pelos, unhas cortados nesse período crescem mais rapidamente, portanto, nada de marcar a depilação na Lua crescente!



Lua Cheia

Para lançar feitiços amorosos e todos outros feitiços que precisem de uma força extra, pois este é o período de maior poder (não é à toa que é a fase preferida dos bruxos...). A maioria dos praticantes de Bruxaria prefere realizar grandes rituais e feitiços nesse período devido à grande abundância de luz lunar disponível para assuntos mágicos. Porém, a Lua Cheia é também uma etapa em que as emoções são mais difíceis de serem controladas, em que há mais inquietação e quando a impulsividade pode atrapalhar nossos objetivos. Bruxos celebram todas as Luas Cheias.


Lua Minguante
Para acabar com um relacionamento ou para dissipar energias negativas. Em geral, esse período não é usado na Bruxaria para feitiços e rituais relacionados ao amor e dinheiro. É uma época de desintegração, reflexão e reorganização. Por outro lado, quando queremos diminuir efeitos de uma doença, ou até começar feitiços para que a doença desapareça, este é um bom período (mas deixe muito clara essa intenção). E, obviamente, marcar a depilação é bem legal nessa fase da Lua. J


Nenhum comentário:

Postar um comentário