domingo, 4 de setembro de 2011

Magia lunar

Magia Lunar


          A Lua é nossa mãe, nossa avó... aquela que ilumina as noites e que governa nosso inconsciente e nossas emoções. Ela é muito importante na bruxaria, é nossa inspiração, fonte de força e direção,
          Um grande símbolo de transmutação, ela é inconstante como as mulheres, as fêmeas. Nas mulheres, as fases lunares são mais sentidas, pois o ciclo feminino é rígido pela Lua.
          A fase lunar mais usada na magia é a Cheia, e está mais que comprovado que ela exerce uma forte influência sobre a estabilidade física, emocional e mental, não só nos seres humanos, mas em todos os seres vivos.
          Para a prática da bruxaria é quase essencial compreender os ciclos e movimentos lunares. Nova, crescente, cheia e minguante... a Lua é a personificação da vida de qualquer ser terrestre. Conectar-se a esses ciclos, entender que depois de cada “morte” surgirá uma nova vida, que nos aproxima da realidade, do entendimento da natureza.



Fases da Lua

Nova    ð  Crescente ƒ

Simbologia: Donzela – o ser inocente – ela traz a semente ainda não fecundada. Donzela e anciã se tocam. Ambas estão ligadas à semente (morte e renascimento).
Deusas: Ártemis – protetora dos partos. A independente, a caçadora (aspecto da ceifeira), ligação com Hécate, a Deusa das encruzilhadas, dos destinos; Core – filha de Deméter, donzela levada ao submundo por Hades para se transformar em mulher, Perséfone.
Magia: inícios, crescimento, concepção, desenvolvimento pessoal, rituais de procura de amor.

Cheia l

Simbologia: Mãe, rainha dos céus – a semente fecundada, a nutrição. Fertilidade.
Deusas: Deméter, fertilidade (a mãe); Ísis, a boa mãe; Sofia, o espírito divino, a sabedoria, iluminação, direção; Hera, a grande rainha, a grande mãe dos Deuses.
Magia: abundância, clarividência, poder, prosperidade, sedução, aumento de magnetismo pessoal, energização (inclusive de objetos), consagração.

Minguante  ð  Nova  

Simbologia: Anciã, a sábia. Morte para renascimento, a que dá a semente. Magia, escuridão.
Deusas: Hécate, guardiã dos caminhos, ligada aos cães e à coruja, porta uma tocha (iluminação); Cerridwen, a que recebe os seres em seu caldeirão, guardiã da semente; Perséfone, a grande rainha do mundo inferior.
Magia: términos, cura, acabar com vícios, percepção das coisas (sabedoria da anciã).


Lua negra

          A Lua negra ou escura ocorre mensalmente, nos três dias que antecedem a Lua nova. Durante este período, o fino disco da Lua minguante diminui até desaparecer na escuridão. A Lua negra é um período favorável para rituais de cura, renovação e regeneração, também é um bom período para meditação, contemplação, descanso, pedir por segurança, e rituais de decisão.



Lua azul

          O termo Lua azul refere-se comumente à segunda Lua cheia que ocorre num mesmo mês. A frequência de acontecimento é de uma vez a cada 2 ou 3 anos. As últimas luas azuis ocorreram em 31 de maio de 2007 e 31 de dezembro de 2009. A próxima Lua azul deverá ocorrer em Agosto de 2012. É uma Lua ideal para rituais mais elaborados, e o que se pede nesse período é rapidamente atendido. É uma Lua de Amor, e este aspecto tão importante em nossas vidas, pode ser altamente beneficiado, se dermos a ele a atenção devida. Podemos melhorar tanto o Amor por nós mesmos, como pelos outros, e principalmente pelo nosso entorno, incluindo os animais e a natureza.


Rituais lunares

Talismã lunar
- 2 velas brancas
- um quadrado de papel reciclado (preferencialmente)
- caneta prateada

          Prepare um altar lunar (use símbolos lunares como a carta do Tarô, figura de um lobo, pedras lunares, deusas e deuses lunares, por exemplo).
          Acenda as duas velas e cumprimente a Lua, assim, por exemplo: Mãe Lua, peço sua ajuda neste encantamento. Que meus desejos sejam realizados!
          Pegue o papel e escreva seu nome no canto superior esquerdo, fazendo uma espécie de selo. No restante do papel, coloque seu desejo da forma mais clara possível. O grande segredo da magia é saber pedir. Dobre os quatro cantos do papel em direção ao centro, repetindo três vezes.
          Deixe seu pedido sob o luar por uma noite (observe a fase), e retire de lá antes do sol nascer. Se quiser coloque uma pedra lunar em cima (opaline, pedra da lua, água marinha, quartzo branco, caucita).
            O melhor dia para prática de magia lunar é a segunda-feira, dia da Lua.

Elixir lunar

- uma garrafa azul, ou copo (ou um vidro translúcido)
- 9 velas pequenas (cor branca, azul claro ou prata)
- 1 pedra da lua
- água mineral

          Faça um círculo mágico com as velas e evoque a força da Lua. Coloque o recipiente, já com a água e com a pedra da lua dentro dele, no centro do círculo. Enquanto acende as velas, peça para que a Lua energize a água, transformando-a numa essência de cura. Deixe que as velas se queimem por inteiro (isso pode levar algum tempo, use um lugar seguro, sem vento). Ao final do ritual, retire a pedra do elixir. Tome a essência em pequenos goles, concentrando-se em seu poder de cura e nos raios da Lua tocando sua alma.
          Esse elixir pode ser borrifado no corpo ou no ambiente, ou mesmo usado como base para outras poções.

A canção da Lua



Ergo meus braços, saudando
Enquanto ela desliza pela noite,
A Lua dos mistérios, redonda,
Disco luminoso, de prata cintilante

Meu espírito atende a Seu chamado,
E deseja ter asas para voar,
Para que eu possa buscar Seu santuário sagrado
Do qual o céu é símbolo

Um lugar de segredos ocultos,
De antigos mistérios sagrados
Um lugar que em outras eras conheci,
E de sabedoria em templos calados

Esforço-me para tentar lembrar
Tudo o que antes aprendido eu teria,
Os segredos esquecidos da Lua,
A Deusa e toda Sua sabedoria. (...)





Tirado do Livro Mágico da Lua – Magias, encantamentos e dias mágicos – D. J. Conway – Editora Gaia, uma excelente fonte de estudos sobre a magia lunar.


Calendário Lunar de 2011 (pode ser de grande auxílio nos seus rituais e feitiços)





Nenhum comentário:

Postar um comentário