segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comprometimento do bruxo. I parte: A fase do interesse.

Comprometimento do bruxo

          Agora, vou reproduzir outro texto (que vou dividir em cinco partes) muito esclarecedor sobre os primeiros passos rumo ao comprometimento de quem quer ser bruxo.

Então você quer ser um(a) bruxo(a)?
                       
                    Por Warren Walker - Tradução: Quíron
- Parte 1 - A Fase de Interesse.
- Parte 2 - A Fase de Exploração.
- Parte 3 - A Fase do Começo da Prática.
- Parte 4 - A Fase da Prática dos Ritmos da Natureza.
- Parte 5 - Firmando um compromisso.



Eu quero entrar em um coven. Onde acho um?
          Muitos recém-chegados à Arte começam a aprender sobre Bruxaria/Wicca lendo alguns livros. Não demora muito para que eles descubram que cada autor tem uma abordagem diferente sobre o assunto. Informações, mesmo sobre os elementos mais básicos como história, círculo mágico e feitiços, podem muitas vezes ser não apenas diferentes, mas também conflitantes. Quando chega a este ponto, o recém-chegado levanta as mãos aos céus em desespero e decide encontrar uma pessoa real para ajudá-lo a arrumar toda essa confusão. Quem poderia culpá-lo por isso?
          Quando os recém-chegados fazem a pergunta "Onde eu acho um coven?", frequentemente são surpreendidos com a resposta (ou mesmo com resposta alguma) de que eles devem receber um convite para entrar em um. É-lhes dito que leiam mais livros, visitem vários websites e comecem a praticar sozinhos. Isto pode parecer um balde de água fria aos buscadores - e às vezes é mesmo! - e eles podem ficar mais frustrados do que antes. Então, como um novo buscador realmente pode encontrar alguém para ajudá-lo - e talvez mesmo encontrar alguns outros pagãos?

Começando...

Então você quer ser um(a) bruxo(a)?

          Há alguns pontos importantes que devem ser discutidos logo no começo desta seção. A primeira coisa que o buscador deveria saber é que muito do "conhecimento" que nós possuímos hoje sobre Bruxaria e as suas origens é uma combinação de dados arqueológicos, mitos e lendas que nos foram transmitidos e alguns documentos históricos que têm sido traduzidos. O resto é conjectura e as "melhores suposições" de acadêmicos que estão trabalhando para "costurar tudo isso". Em outras palavras, ninguém pode dizer ao certo o que os nossos Ancestrais realmente faziam e por quê.
          Isto não significa que nós não temos nenhum conhecimento - nós certamente temos! - mas nós simplesmente não temos o todo conhecimento histórico sobre as origens da Bruxaria. Diferentes interpretações vão continuar a surgir tanto em materiais escritos quanto em qualquer tipo de instruções que você puder encontrar. Nunca haverá apenas uma forma de se praticar Bruxaria. Acostume-se com isso. Ninguém tem a "única resposta verdadeira"... e qualquer professor sério lhe dirá isso de pronto. O dito acima é a sua primeira introdução ao que está relacionado com seguir o caminho da Bruxaria. Será esperado que você mesmo faça muita pesquisa. Isto, na verdade, é uma maneira muito saudável de se abordar os estudos preliminares de qualquer Caminho pelo qual você se interesse. Leia muitos, muitos livros sobre o assunto - tanto os eruditos quanto aqueles que você consideraria como "comerciais". Por quê? Porque esta é a sua primeira investida em águas desconhecidas. Você deve abordá-las com mente aberta - preparado para questionar, investigar e ponderar. É impossível estimar o quão útil é este primeiro passo. Ele pode ajudá-lo a formular as suas próprias ideias sobre o que este Caminho significa a você. Não tente incorporar tudo o que você leu em um todo coeso logo ao começo. Olhe para qualquer material que você esteja lendo como uma "teoria" ou "hipótese" sobre Bruxaria. Algumas coisas lhe parecerão chamativas prontamente. Outras irão parecer estranhas ou muito fantásticas para serem úteis. Nem aceite nem rejeite nada neste estágio; apenas continue a acumular informações. Você está fazendo uma "pesquisa". O quanto mais você ler, mais você será capaz de "unir fragmentos de informações" dentro de você. Então você terá uma base sobre a qual você poderá dar o primeiro passo.

Parte 1 - A Fase de Interesse:


          Você viu um filme qualquer, leu alguns livros, passou por um website, falou com alguém que disse ser um(a) bruxo(a) - e agora quer mais! Você despertou um "interesse" pela Arte. Muitos buscadores neste ponto correm para o quadro de mensagens mais próximo e gritam "Ensine tudo o que você sabe!" A reação dos outros a este apelo pode variar desde à semi ajuda "pesquise mais" até a rudeza da exclamação "esses pink wiccans!" Qualquer uma destas respostas provavelmente vai deixá-lo insatisfeito (se não magoado!) e desencorajado. Por que você não pode simplesmente ter a ajuda que está pedindo? Bem, talvez não tenha formulado o seu pedido de modo eficaz para obter o tipo de auxílio que você está procurando.
          Bruxaria é um Caminho profundo. Ela não pode ser resumida em "25 palavras ou menos". Você precisa aprender a fazer perguntas específicas. É aqui que entra a pesquisa prévia que você fez. Uma pergunta inteligente e bem pensada sobre um assunto específico irá gerar como efeito uma resposta ou opinião inteligente e bem pensada. Cite as suas fontes. "Este autora escreveu que este é o modo de se traçar o círculo, ainda que este outro autor disse que é de outro modo. Você poderia me dar a sua opinião ou relatar a sua experiência sobre isso? Há algum problema em uma dessas formas de se traçar o círculo?"

Os "Sins" e "Nãos" da Fase de Interesse...

SIM... Leia todos os livros que puder sobre o assunto - História, mitos, poesia, psicologia e ciência, assim como livros de Bruxaria e Magia.
SIM... Faça uma pesquisa em biblioteca. Tome notas ou sublinhe passagens particularmente interessantes para você. Se tem uma dúvida sobre o que está escrito, faça um ponto de interrogação ao lado da passagem. Você deve gostar do que está lendo neste estágio - a diversão irá realmente ajudar a guardar o que você ler mais do que se obrigar a ler tomos empoeirados sobre alquimia (a menos que você ame alquimia, é claro!)
SIM... Comece um diário. Você pode mesmo chamá-lo de "Livro das Sombras", se quiser. (Ele pode ser um caderno com divisórias, o que lhe permitirá criar diferentes seções.) Escreva tanto as coisas que você achou de interessante quanto o que gostaria de saber mais.
SIM... Olhe a Natureza. A Bruxaria e a maioria dos outros Caminhos Pagãos são chamados de “religiões centradas na terra". O que a Natureza está lhe dizendo? Leve para a sua casa algumas pedras, galhos de árvores e outras coisas que atraírem a sua atenção. Agora pergunte a si mesmo - POR QUE você trouxe tudo isto para casa? Escreva a sua resposta no seu caderno.
SIM... Organize-se. Concentração é uma habilidade importante em Magia. Discipline-se a escrever regularmente o seu diário e a anotar o que você achar que vai ajudá-lo a desenvolver a sua concentração.
SIM... Aprenda a fazer perguntas específicas a outras Bruxas e Pagãos quando você precisar de ajuda. Pergunte a si mesmo algumas coisas também. "O que eu acho que é Bruxaria? O que nela tem algum significado para mim?"
SIM... Diga a verdade. Pode uma bruxa experiente perceber se alguém realmente "sabe muito"? Sim, elas podem e muito rapidamente! Seja honesto sobre o que sabe e o que não sabe.
SIM... Passe algum tempo sozinho para pensar cuidadosamente sobre o que você sente e o que quer de si mesmo. Algumas pessoas a princípio pensam que a Bruxaria irá capacitá-las a mudar outras pessoas ou alguma circunstância. Mas será você que vai mudar ao explorar este Caminho. Você realmente quer mudar?
NÃO... vá rápido demais. Você ainda não se comprometeu com nada. Você está fazendo pesquisas sobre um assunto que lhe interessa a um nível pessoal. Pular para dentro de um grupo neste estágio pode atrasar o seu desenvolvimento mais do que ajudá-lo. Você precisa descobrir aonde está indo antes de seguir as pegadas com alguém mais.
NÃO... se desencoraje. Às vezes é muito difícil "continuar sozinho". Mas a Arte é feita de indivíduos que trazem algo de valor para o Caminho - assim como recebem benefícios dele. Muitos "veteranos" têm uma "atitude de avó". Você sabe, aquilo de "quando eu tinha a sua idade, eu tinha que andar três milhas até a escola todos os dias... na neve... sem botas... levando a minha irmãzinha... e um feixe de lenhas..." Bem, de certa forma isso é verdade. Era muito mais difícil ser uma bruxa algumas décadas atrás. Então, seja complacente se eles não estão dispostos a lhe dar toda a sua lenha que foi difícil de coletar em uma bandeja... Talvez você tenha que andar uma milha ou duas para conseguir o que quer... na neve.. sem botas...
NÃO... peça para entrar em um coven ainda. Um coven é grupo intimamente unido trabalhando junto. É um processo difícil criar uma unidade mágica efetiva. Muitos covens não estão procurando por novos membros, pois a cada vez que uma nova pessoa entra no grupo, leva tempo para que a unidade seja reajustada. Há alguns "covens" virtuais que estão dispostos a aceitar novos membros. Se você os olhar como um "exercício de treinamento", pode aprender algumas coisas. Pergunte às pessoas na Internet.
NÃO... tenha medo só porque você não faz parte de um grupo. Muitas, muitas bruxas acabam descobrindo, após muitas tentativas e erros, que elas na verdade preferem trabalhar sozinhas. Tradicionalmente, a bruxa era solitária... e muitas ainda o são por escolha. Frequentemente, bruxas solitárias se reúnem para conversar e trocar informações e então voltam felizes para a sua prática solitária. Você pode fazer um pouco de cada coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário