segunda-feira, 22 de agosto de 2011

V Parte - Firmando um compromisso

Parte 5 - Firmando um Compromisso


 
O quê?! Você ainda está aqui?

          Provavelmente notou que eu fiz poucas menções aos Deuses e Deusas neste artigo. De fato, anteriormente eu o acautelei a não firmar um compromisso com os Antigos ainda. Há uma razão real para isto e agora é a hora de discutir este assunto.
         Tem havido um pequeno, mas insistente, clamor daqueles que querem especular porque ninguém está ensinando as coisas mais "profundas" da Arte. A primeira razão é que estes são assuntos difíceis de serem escritos. A segunda razão é que é ainda mais difícil realmente trabalhar com eles. A terceira razão? (Eu sou celta - eu penso em três!). Estes são os pontos que irão determinar se a Bruxaria é realmente a religião certa para você.
          Você pode achar que já tem certeza de que é. "Claro, a Bruxaria é para mim! Por que eu a estaria estudando por um ano e um dia se eu não achasse que este era o meu Caminho?", você pode responder. Bem, acalme-se e não faça ainda um voto tão apaixonado. Alguns momentos a mais não farão nenhuma diferença... ou farão?
          O que você tem feito até agora é estudar e praticar. O que tem aprendido é o que todo este estudo e prática significam para você. Está formando o seu próximo senso de... INTEGRIDADE.
          O que é "Integridade"? De acordo com o Oxford English Dictionary, "integridade" significa: a condição de não ter nenhuma parte ou elemento faltando; estado de não-divisão e continuidade; totalidade material; completude; plenitude." Ou melhor ainda, "a condição de não estar danificado ou violado; sem distúrbio e não corruptível; uma condição de estabilidade.
          É isto que tem aprendido nas lições passadas. Tem feito exercícios que têm lhe ajudado a formar a sua própria "capacidade de julgamento", sua própria "condição de estabilidade". Tem trabalhado para construir a sua própria integridade. Tomou consciência do que é que acredita antes de tomar uma decisão sobre o que é certo ou errado para você.
          Muitos problemas que hoje existem na comunidade pagã nunca teriam surgido se mais pessoas tivessem tomado um tempo e feito um esforço honesto para descobrir o que a Bruxaria realmente era para eles antes deles firmarem um compromisso com ela. Ao invés disso, eles se encontram em situações onde são forçados a admitir que eles fizeram uma escolha errada, ou tentarem transformar a religião para que ela se ajuste a eles. Ao invés da Bruxaria transformá-los, alguns tentam transformar a Bruxaria para que ela se adapte às suas necessidades e desejos. Estão "continuamente reinventando" a Bruxaria e a Wicca para adaptá-las a si mesmos!

Uma promessa é uma promessa...

          Se você decidiu que a Wicca é a sua religião de escolha, comprometeu-se a seguir seus princípios básicos (Um destes princípios é, claramente, o Conselho Wiccano), se está prometendo a agir de acordo com os preceitos do "Se a nada prejudicar, realize a sua vontade", você já calculou o que faria se uma pessoa atacasse você? Se atacasse o seu filho? "A nada prejudicar" significa que deva se tornar vegetariano? Acha que é mesmo possível não prejudicar a nada? Bem, é isto que você está prometendo, não é?
          A Bruxaria Tradicional não tem um "Conselho" próprio, mas as bruxas eram conhecidas como "Velhas Sábias" por uma boa razão: eram respeitadas, eram justas. Elas eram curandeiras. Ajudavam a comunidade. Mudavam as coisas. Tomavam boas decisões. Não prometiam o que não podiam dar e davam o que prometiam. Ainda é assim nos dias de hoje.
          Muito frequentemente as pessoas se comprometem na afobação e depois gastam incontáveis horas justificando porque tiveram que quebrar aquela promessa "apenas uma vez" por causa de "condições além do seu controle". Tiveram as suas razões - muitas e muitas razões. Mas a verdade é que elas não se deram tempo suficiente para pensar no sua promessa antes de fazê-la. Se você não pensou e refletiu direito tanto nos resultados quanto nas obrigações contidas na promessa, então não prometa nada! E principalmente, não aos Deuses...

Integridade requer três coisas:

1. A habilidade de discernir o que é certo do que é errado.

          Isto requer reflexão, tempo e esforço. É um processo difícil, mas um que não pode ser evitado por ninguém que realmente queira ser uma pessoa espiritualizada. Como é mais fácil encontrar uma outra pessoa que nos diga o que fazer, o que ler, o que pensar e como agir! Mas então, quem estaria realmente vivendo a sua vida? Quem estaria no controle? Quem está controlando os bastidores? Se você acha que não iria gostar de ser um fantoche, então simplesmente deve descobrir onde estão os seus limites, o que acredita que é o comportamento correto e o que você mesmo está querendo ou não fazer.
          Se há o certo ou errado "absolutos" é algo com o qual os teólogos e os filósofos têm discordado ferrenhamente por séculos. De fato, a ideia de que eles poderiam estar errados afasta as pessoas de quererem tomar uma posição sobre o que quer que seja!
          A possibilidade de que você possa estar errado é diminuída pelo estudo aplicado, investigação e reflexão. É claro, deve ser honesto ao que acredita. Mais tarde, descobrirá que estava honestamente errado! Entretanto, aproximar-se de cada assunto com uma mente aberta; examinar todas as possibilidades, responder todos os "e se" irá ajudá-lo a entender melhor as coisas. Não se esqueça disso, este é o processo mais difícil que terá de fazer.
          A maior parte das pessoas e sociedades acredita que algumas coisas são "mais" éticas do que outras. Você precisa descobrir a medida do seu próprio "quociente de justiça". Precisa trabalhar na criação do seu código pessoal de comportamento e ética. Aí então poderá distinguir a que religião, a que grupo, a que Caminho o seu código pessoal se adapta. E você pensava que simplesmente achar um coven era difícil! Achar o coven certo, o lugar certo, a religião certa pode mudar a sua vida para melhor. A escolha errada pode ser devastadora.
          Se você não fez este trabalho, então está basicamente deixando-se aberto para seguir qualquer coisa ou qualquer um - e a fazer qualquer coisa que eles lhe digam. A Bruxaria e a Wicca são religiões de poder pessoal e responsabilidade. Se você não deseja fazer o trabalho do discernimento e introspecção - de formular um conjunto de valores integrados para si mesmo - então a Bruxaria e a Wicca provavelmente não são para você.

Integridade significa fazer a coisa certa:

2. Agindo de acordo com o que você discerniu, mesmo que a um custo pessoal.

          Suponha que o professor com o qual você está estudando comece a introduzir assuntos ou comportamentos que você simplesmente não acha que são "certos". Suponha que você agora terá de ter relações sexuais com ele como parte do trabalho de grupo. E se de repente este amável coven quiser que você faça um feitiço de morte contra outra pessoa que prejudicou o seu companheiro de coven? E aquela coisa do "a nada prejudicar"? E se você não deseja participar desta atividade? Mas e se, ao se recusar a participar, não puder mais ser parte deste grupo? O que fará?
          Você fez muito por esse grupo, gastou tempo e se esforçou em prol dele. Talvez tenha até mesmo sido iniciado nele. Estas pessoas são seus amigos - talvez tenha até mesmo as considerado como sua "família". Agora vê que está perdendo tudo isso e começando de novo. O grupo pode dizer coisas ruins a seu respeito, se você partir. Pode perder seus amigos e o apoio deles. Pode ter de decidir: fica e se compromete com o seu próprio código de certo e errado? Você parte? Onde estão agora a sua estabilidade, a sua capacidade de julgamento, a sua integridade?
         A verdade é que muitos de nós não podem dizer que temos realmente integridade até que a nossa integridade seja testada. Fazer o que acreditamos ser o certo, que foi estipulado pelo trabalho duro de um discernimento reflexivo - mesmo quando isso se torna pessoalmente doloroso - nos diz se nós de fato temos integridade ou não. Eu não disse que há sempre um teste? Este é um. Haverá outros. Acostume-se com isso. Bruxaria e Wicca são religiões que requerem que as bruxas e wiccanos sejam capazes de superar os desafios que a vida traz no seu caminho. Se você pode facilmente se descomprometer com os seus princípios éticos ou se pode virar as costas para o que você sabe ser a ação correta, então Bruxaria e Wicca não são para você.

Integridade significa manter seus compromissos:

3. Declare abertamente os seus compromissos.

          Agora finalmente chegamos aos Deuses e Deusas! Você ainda acha que está preparado para ficar à frente deles e dedicar a sua vida, o seu coração e as suas mãos ao Seu serviço? Pois isso é tudo o que a religião da Bruxaria e da Wicca significa - SERVIÇO.

- Não significa ganhar poder - ainda que isso certamente fará parte da sua vida mágica! Significa habilitar outros a aprender maneiras de se fortalecerem.
- Não significa ter mais "ganhos pessoais" - ainda que você será beneficiado de maneiras inexplicáveis. Significa "dar mais" aos outros em Seu Nome.
- Não significa mudar os outros para que eles se adaptem a você ou satisfaçam a sua vontade - ainda que outros irão achar ótimo tê-lo por perto! Significa mudar a si mesmo, para que então você esteja melhor equipado para fazer o trabalho dos Antigos nesta Terra.
- Não significa ganhar fama - ainda que outros irão procurá-lo. Significa estar à disposição de ajudar outros em necessidade.
- Não significa diminuir os outros - ainda que o que não estiver funcionando irá cair ante você. Significa animar os outros e criar novos e saudáveis sistemas.
- Não significa ganhos materiais - ainda que você vá sempre se sentir "rico"! Significa dividir o que você tem com o resto da comunidade.
- Significa manter as suas promessas, fazer o seu máximo, fazer o que é correto e para o bem de todos. - Significa sinceridade, honra, verdade, cura, desprendimento e serviço.
- Significa acima de tudo respeitar os Nomes dos Antigos, mantendo os seus Caminhos, honrando as Suas crianças, cuidando da sua Terra e se comprometendo a levar a cabo quaisquer tarefas que Eles estabelecerem para você fazer Significa Integridade - a Deles, a sua, a nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário