segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Magia no dia-a-dia

A magia sempre esteve presente em nossas vidas.

          Eu creio piamente que a magia nos acompanhou sempre. Independente da religião que uma pessoa siga, que foi passada a ela quando criança, de alguma forma, ela teve contato com a Bruxaria, pode ser através de uma simpatia que fez, ou que fizeram para ela, uma receita antiga de chá, a visita a uma benzedeira, ou qualquer ação para evitar mau olhado. Nossas avós e mães foram as primeiras bruxas das nossas vidas, mesmo que elas não saibam ou não queiram nem ouvir falar sobre isso.
          Especialmente no Brasil, vivemos uma mistura de culturas, crenças, hábitos que nos fez menos radicais em relação a outras maneiras de demonstrar espiritualidade. Quando eu era pequena, apesar de ter nascido em lar cristão, minha mãe levava-nos às benzedeiras, normalmente mulheres idosas conhecidas em todo o bairro, minha avó tinha receitas de chás e crenças (as tais superstições) que nos acompanham até hoje. Tudo isso é resquício de conhecimentos ancestrais que chegaram até elas e foram passados para mim.
          Acabou que me tornei bruxa assumida, deixei de lado os ritos do cristianismo, passei por todas as fases que já vimos nos textos aqui colocados e pude perceber que a magia sempre esteve ao meu redor. Hoje, eu tenho plena consciência disso e utilizo a magia com essa consciência.
          Então, a partir do momento que nos dizemos bruxos, iniciamos a prática de rituais de magia e isso passa a ser tão espontâneo e natural nas nossas vidas como o ato de respirar.
          Não é complicado praticar magia, nem difícil inseri-la no nosso dia-a-dia, pois como eu já disse anteriormente, ela já fazia parte de nós sem sabermos. Obviamente que nenhum bruxo responsável sai por aí praticando magia arbitrariamente, nem deixa a ciência, medicina e outros segmentos afins fora de suas vidas, mas, em grande parte das nossas ações a magia está presente. Quando nos damos conta, estamos usando um amuleto, tomando um chá, conversando com as ervas e Deuses, cozinhando de uma forma diferente.
          Um bruxo consciente de sua condição conhece os caminhos da magia e a pratica naturalmente. Podemos resolver muitos dos nossos problemas com magia, encontrarmos respostas, iluminarmos nossos caminhos, amenizarmos nossas dores através da magia. Magia é transformação, então, um bruxo sabe que ele tem a capacidade de transformar-se e também mudar o seu redor. Suavizar o ambiente de trabalho, tornar sua casa um lugar especial, relacionar-se de forma mais aberta, tudo isso faz parte da magia.
          Fazer magia não requer grandes preparos e ocasiões especiais, todo o momento pode ser envolto em magia. Se você é bruxo, estará inclinado a confiar muito mais no poder da magia que qualquer outra coisa. Não precisa ter medo ou desconfiança. Veja a imagem que coloquei no início do texto, a moça olha om certo receio para a mulher idosa, a bruxa, e esta parece estar muito confortável em sua condição, cercada pela magia que vem de todos os seres vivos na natureza. A moça parece estar em um dilema: “Vou ou não vou?”, mas eu vejo que ela já está bem tentada a ir. Creio que é assim na magia, no início somos receosos, temos medo de fazermos um ritual (às vezes por excesso de zelo), mas quando nos sentimos confortáveis com ela, a Bruxaria passa a fazer presença de forma simples e natural. Nossos rituais vão se transformar em algo comum nas nossas vidas, não serão complicados, elaborados, nem suscitarão dúvidas, medos, mas sim revelações, plenitude e amor.
          Grandes rituais, cheios de instrumentos caros, roupas cerimoniais, hierarquia, muitas palavras rebuscadas, muitos gestos exagerados certamente não fazem parte da Bruxaria real, é apenas um grande teatro que não toca profundamente nenhum coração. Não é envolvido por amor, sabedoria e principalmente, segurança e equilíbrio, e um orgulho danado de ser pagão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário