segunda-feira, 22 de agosto de 2011

IV Parte - A fase da prática dos ritmos da natureza

Parte 4 - A Fase da Prática dos Ritmos da Natureza



Como você está indo até agora?

          As duas primeiras lições devem ter-lhe ocupado cerca de seis meses de estudo e prática (se você trabalhou nelas diligentemente). Deveria agora estar também familiarizado com a prática do ritual básico da lição anterior. Lembre que realmente tem de fazer a lição anterior - não apenas lê-la, sonhar com ela ou visualizá-la. Levante-se, pegue os seus instrumentos, acenda as suas velas e vá fazê-la!

"O seu esforço requer que você responda 'sim' ou 'não'."

          Um professor sempre poderá distinguir se uma pessoa que vem lhes consultar fez o trabalho anterior. A primeira vez em que um estudante fizer um ritual ou participar de um com outras pessoas deixará claro que se ele(a) tem ou não experiência.
          Se você fez o trabalho, isto não significa que não ficará nervoso na primeira vez que participar de um ritual com outras pessoas. Mas ficará impressionado em ver como este nervosismo irá passar rapidamente ao longo do ritual. O seu espírito e a criança interior vão lembrar de todas aquelas seções práticas e logo estará se divertindo muito com tudo! Ao longo do caminho, lembre-se de quatro coisinhas:

1. A vida está sempre mudando. Nada permanece o mesmo.
2. Saiba o que deve fazer. A experiência requer ação.
3. A qualidade de cada experiência torna-se a substância da sua sabedoria.
4. Sim, haverá um teste no seu caminho. Sempre haverá um teste!

          OK, e agora?

O que está atrás de nós e o que está a nossa frente são questões insignificantes comparadas ao que está dentro de nós. - Ralph Waldo Emerson

Ritmos da Natureza, Ritmos da Vida:

          Os Caminhos Neo-pagãos que estamos discutindo - incluindo Wicca e Bruxaria - são chamados de religiões "centradas na Terra". Os rituais e práticas seguem as mudanças sazonais da Terra. Alguns Caminhos usam os oito festivais da Roda Wiccana da Vida; outros aderem ao mais tradicional calendário dos Quatro Festivais de Fogo. Alguns grupos desenvolveram os seus próprios ciclos, de acordo com os seus sistemas de crenças. Que calendário você vai usar?
          Quando tiver decidido que calendário de festivais que vai incorporar à sua vida, leia tudo o que puder sobre ele. Escolha um festival por vez. Procure por fontes, descrições e mitos relacionados a cada Festival. Pense sobre cada um tanto como um evento especial quanto como um "marcador" do ano.
          Durante o Estágio dos Ritmos, irá explorar o ano através dos ciclos da Natureza. E sim, esta fase realmente dura um ano inteiro. Não há outro caminho. Vai começar a botar a mão na massa um pouco mais durante este período - fazendo novos contatos, tomando algumas aulas, comparecendo a eventos públicos - mas a exploração pessoal do Ciclo Rítmico dos Festivais deve ser o seu foco primário.
          Por quê? É neste ciclo que vai aprender muito mais sobre você mesmo e sobre o seu lugar no Universo. Tudo o que existe é uma vibração energética. Algumas coisas têm uma frequência mais alta, outras têm uma frequência mais baixa. Aprenderá a "sentir" as mudanças vibracionais ao seu redor ao acompanhar as estações do ano vindo e indo (esta é uma habilidade essencial em Magia!). Fica mais agitado por volta de Abril ou Maio? Olhe para a terra. Ela também está excitada nesta época do ano! Botões de flores estão se abrindo nas árvores e as plantas estão pela primeira vez brotando da terra como se perguntassem "é seguro sair agora?". Você se sente particularmente renovado o ar ligeiro do Outono? Observe os esquilos correndo e cavando buracos no solo para esconder as suas nozes. Ouça as abelhas que voam de uma planta para outra fugindo da geada que está vindo. "Rápido, rápido, rápido", parecem murmurar as folhas secas das árvores (tenho certeza que você captou a ideia).

Padrões

Eu aprendo indo aonde eu devo ir. - Theodore Roethke.

          Muitos pagãos acreditam em reencarnação ou transmigração da alma. Todas as coisas na Natureza nascem (germinação), crescem, amadurecem, reproduzem e então envelhecem e morrem. O ciclo começa novamente. Assim que morremos, transformamo-nos em outra existência, em forma de energia, seja voltando para a terra, seja ficando como uma lembrança ou ensinamento, nossa alma muda de “morada”, pode ir para o “outro mundo”, por exemplo. Eis porque a transformação faz sentido para a maioria dos pagãos. Ao se observar o Ciclo Rítmico, nós refletimos neste processo e nós acabamos por pensar que isso "parece certo". Isto não é uma surpresa. É "natural", não é?
          Você tem um lugar neste ciclo. Provavelmente não criado para pensar desta maneira. A maior parte dos aspirantes a neo-pagãos não foram. Este ano de estudos irá mostrar a você não apenas onde se encaixa neste ciclo da Natureza, mas como o seu envolvimento ativo nestes ciclos pode mudar a sua vida. Quando compreender e trabalhar com os ritmos naturais no mundo ao seu redor, irá entender o que significa ser um pagão. Aqui estão alguns dos motivos pelos quais o "aprendizado dos ritmos” - e possivelmente a reencarnação - funciona:

· O aprendizado experimental efetivo irá afetar as estruturas cognitivas do aprendiz, suas atitudes e valores, percepções e padrões de comportamento.
· As pessoas irão acreditar mais no conhecimento que elas descobrirem por si mesmas do que no conhecimento dado pelos outros.
· O aprendizado é mais eficaz quando é um processo ativo do que quando é um processo passivo.
· Aceitação de novas teorias, atitudes e padrões de comportamento não podem ser produzidos por aproximação fragmentária.
· Requer-se mais do que informação para mudar teorias, atitudes e padrões de comportamento.· Requer-se mais do que experiência de primeira mão para gerar um conhecimento válido. Além da experiência, precisa haver um sistema teórico que o experimentador testa e uma reflexão pessoal sobre o significado da experiência.

(Os princípios acima vieram do trabalho de Kurt Lewin, um dos mais importantes fundadores da psicologia social, que influenciou o desenvolvimento do movimento de dinâmica de grupos no começo dos anos 40.)

          Eu adicionaria um sétimo ponto - divirta-se!
          Procure objetos da estação para o seu altar. Pense em cores para as toalhas e mantos. Faça uma peça para cada Festival. Escolha uma história mítica e a siga através do ano. Faça uma dramatização! Vista-se! Dance! Cante! Escreva um poema! Faça uma comida! Adote um "totem" animal a cada estação do ano. Faça uma caixa especial para as decorações específicas de cada Festival. (Todo Festival parecerá com Yule quando você abrir a caixa no ano seguinte.)
          Por que você está fazendo isso tudo?
          Transformação!
          A transformação começa de dentro. Muitas pessoas voltam-se para uma religião - para a magia! - na tentativa de mudar as coisas que perceberam que estão obstruindo o caminho da sua "verdadeira felicidade". Muitos feitiços de amor já foram feitos mais para aliviar a solidão interior de uma pessoa do que como um real desejo de se ter um relacionamento igualitário.
          O trabalho da transformação interior é difícil, confuso e, qualquer coisa, menos instantâneo. Isto explica a atual procura desesperada pelo "feitiço certo" por muitos dos novos buscadores da Arte. Esperando de alguma forma pular o real trabalho envolvido no desenvolvimento de um modo mágico de vida, eles esperam por alguma coisa parecida com um efeito especial hollywoodiano. "Apenas diga as palavras mágicas..." e os seus problemas de insegurança, pesares e problemas monetários vão acabar! Simplesmente não é assim que acontece. Desculpe, Sr. Spielberg... Se você trabalha através da Roda do Ano, aprende mais sobre si mesmo.

1. Respeito - tanto pela a interconexão da Vida como um todo, como por você mesmo.
2. Pensamentos - Como você pode mudar a sua vida ao mudar os seus pensamentos.
3. Exame - Olhando dentro de si mesmo pelas respostas e soluções.
4. Liberação - Deixando para trás os antigos hábitos e emoções que não nos servem mais.
5. Síntese - Como um indivíduo pode também ser parte do todo.
6. Criatividade - Confiando na sua intuição para ajudá-lo a fazer escolhas viáveis.
7. Ação - Aprendendo como agir ao invés de reagir.
8. Amor - sendo capaz de dar e receber amor saudável.
9. Forma - Coragem interna para superar dificuldades sem nada prejudicar.
10. Transformação! - A percepção de que apenas você pode mudar o que não está funcionando na sua vida.

          Apenas você pode fazer a sua vida o que você quer que ela seja. E apenas você - através do trabalho difícil, confuso e longo - pode fazer a sua Vida mágica ser uma Vida de Amor, Luz e Poder!

          Os grandes erros dos aprendizes, nos quais eles são perdoáveis, e de muitos professores, que ensinam sem sabedoria, é que eles associam o Ocultismo mais às práticas do que à PRÁTICA. Eu ensino a VIDA da concentração e da meditação... - P.G. Bowen

Um comentário: