segunda-feira, 22 de agosto de 2011

III Parte - A fase do começo da prática

Parte 3 - A Fase do Começo da Prática



          Antes de começar a próxima seção, talvez seja útil fazer um pequeno resumo. Se você esteve trabalhando na "Fase de Interesse" e na "Fase de Exploração", provavelmente estará familiarizado com os seguintes conceitos e terá conhecimentos rudimentares em:

1. A história básica da Bruxaria e as suas origens culturais.
2. Algumas diferentes tradições e modos de se praticar a Bruxaria hoje.
3. As orientações éticas básicas, como o Conselho Wiccano e a Lei Tríplice.
4. Uma visão geral sobre o que é karma, reencarnação (ou transmigração); isso poderá fazer você entender como isso funciona na Bruxaria.
5. Uma compreensão sobre como a Magia funciona.
6. Nomes e aspectos das Deidades.
7. Os elementos e as correspondências.
8. Os instrumentos básicos da Arte e o seu uso no trabalho ritual.
9. Algumas formas de divinação, visualização e técnicas de meditação.
10. Folclore e mitologia.

          Ótimo! Esta é a base sobre a qual os seus estudos posteriores irão se apoiar e crescer. Ao longo do Caminho, vai parar muitas vezes para ponderar sobre novos materiais e visões. Lembre de ir com calma e refletir muito sobre estes o que estes conceitos significam pessoalmente para você. Novamente, é muito importante permitir que estas novas ideias se tornem integradas com o seu espírito. Esta é a única forma para que elas se tornem "reais" para você. Elas se tornam parte de quem você é, de como pensa e do que você sente. Um dos modos de ajudar este processo a acontecer é através da "prática."

O começo da fase de prática:

          Há grandes chances de que já tenha começado a "brincar" um pouco com algumas das técnicas de trabalho ritual. Mesmo que só tenha começado isso na sua mente, está começando a sentir o surgimento de um desejo de realmente realizar os trabalhos sobre os quais até agora você apenas leu ou ouviu. Por onde "começar"? Você vasculhou os seus livros e achou algum ritual que lhe atraiu? Tem alguma necessidade específica na sua vida neste exato momento? O que anotou no seu Diário ou Livro das Sombras que sublinhou como importante ou particularmente relevante? O que sente? Irá notar uma grande quantidade de ênfases e "sentimentos" ao longo destes artigos. O que estes "sentimentos" têm a ver com tudo isso? Bem, Carl Jung falou sobre isso muito melhor do que eu poderia:
Os sentimentos lhe informam sobre o valor das coisas. Sentimentos lhe dizem, por exemplo, se algo é aceitável ou não. Eles dizem se algo é VALIOSO para você. Eles são, assim como o pensamento, uma função racional.

Comece do começo:

1. Procure pelo SIMBOLISMO - a mente subconsciente trabalha através de figuras e símbolos. É por isso que o trabalho "interno" que você faz é o ponto de partida de toda a Magia. Dê uma olhada nos seus instrumentos e objetos mágicos. Escolha um ou dois aleatoriamente. Toque-os. Segure-os em suas mãos. Feche os olhos. O que eles estão "dizendo" ao seu eu interior? Que imagens ele trazem e que memórias eles desencadeiam?
2. Você está usando a sua IMAGINAÇÃO - você não "inventa coisas" quando usa a sua imaginação. Ao menos não no sentido que a maioria de nós acredita. Se alguma vez na vida já foi censurado por "sonhar acordado" na sala de aula ou na sala de jantar, talvez tenha que reaprender a "dar-se a permissão" de destravar este poderoso instrumento novamente. Permita-se dar alguns "voos de fantasia" a cada dia. Imaginação é a habilidade de usar a sua mente criativamente. A palavra "criativa" está ligada à "criação". Na verdade, você está criando o que imagina. Assim como um escultor tem uma imagem do seu trabalho em sua mente e então procura produzir a imagem a partir do material físico que ele tem à mão, você cria magia a partir das imagens que surgem como resultado de suas meditações e desejos. Você já usou a sua imaginação hoje?
3. Agora junte o simbolismo e a imaginação. Que símbolos vêm à sua mente e o que a sua imaginação faz com estas imagens? Faça uma pergunta e veja se as imagens mudam ou tornam-se mais claras. Não se surpreenda com aonde você pode chegar. Este é o "playground" do seu espírito onde tudo é possível. Se você "acordar" com um susto e perceber que passou 20 minutos sonhando acordado, está realmente pegando o jeito.
4. O próximo exercício será o seu primeiro passo do reino mental/espiritual ao reino físico/espiritual. É aqui que você começa a realmente FAZER O TRABALHO. Começará lentamente e subirá sobre os passos anteriores. Não tenha pressa neste processo. Isto é muito importante. Deixe-me explicar um pouco:
          Você se lembra de uma história favorita de quando era criança que nunca se cansava de ouvir? Sabia o livro inteiro de cor. Parte do "magia" do livro era que você sabia a história inteira de cor. E lembre-se de como você corrigia o leitor da história se ele tentasse pular uma parte ou mudar as palavras. A história para você era um ritual. Recontá-la, da mesma forma, várias e várias vezes era importante para você. Pois não havia surpresas ou mudanças, você podia relaxar e realmente "entrar" para dentro da história na sua... gasp!... imaginação. (Não diga à sua avó, mas ela na verdade foi a sua primeira professora de Bruxaria!).
          Os gestos, os instrumentos e trabalhos para o começo da sua prática ritual devem ser exatamente os mesmos a cada vez que você fizer os rituais durante a Fase do Começo da Prática. Esta repetição treina a sua mente subconsciente a lembrar o que virá depois. O subconsciente é como uma criança que quer ouvir a história da mesma forma várias e várias vezes O "ritual" - repetido à exaustão - concede um ambiente seguro e confortável para a sua imaginação e elementos simbólicos se expandirem e crescerem. Você terá muito tempo para "sonhar acordado" depois.

Os "Sins" e os "Nãos" da Fase da Prática

FAÇA o ESQUEMA BÁSICO DE RITUAL mais ou menos assim:

. Limpando a área.
. Preparando o altar (nada muito elaborado, apenas alguns dos seus instrumentos favoritos).
. Acendendo as velas.
· Traçando o círculo.
· Saudando os elementos.
· Saudando os Deuses.
· Afirmando o Objetivo do Ritual.
· Trabalho mágico ou devoção.
· Elevando a energia. Liberando a energia.
· Aterramento*.
· Agradecendo aos Deuses.
· Agradecendo aos elementos.
· Fechando (ou abrindo) o círculo.
· Comendo o banquete!

*Aterramento é o nome dado pelos wiccanos ao ato de dissipar o excesso de energia gerada durante um ritual e/ou prática mágica.
Como exemplos, na prática pelos sacerdotes da religião Wicca, temos:
- Visualização da energia se dissipando para algum ser inorgânico como pedras, água, vento, etc.;
- Equilíbrio gerado no contato com um ser vegetal que está diretamente ligado à terra (ou seja, ao chão - não em vasos);
- Ou mesmo o contado direto com a terra, onde a energia seria equilibrada através da energia telúrica, por exemplo, deitar-se no chão com a barriga para baixo.

          Há formas muito mais simples ou muito mais elaboradas de se fazer um ritual. Muitas Tradições têm os seus próprios formatos. Mas se você souber como fazer este ritual básico, ficará muito à vontade em qualquer círculo em que compareça.
SIM... Comece do começo da lista acima. Tome notas de cada passo no seu diário assim que começar a planejar o seu ritual. Como vai limpar a sua área de trabalho? Com sal e água? Vassoura? Incenso? O que vai colocar sobre o seu altar? (Fazer uma lista disso primeiro, assegura que você não vai esquecer nada.... "Alguém aí tem fósforos?" é o "ooops" mais clássico!).
SIM... Passe algum tempo sentando calmamente e centrando-se antes de começar. Seja honesto em relação aos seus sentimentos. Está excitado... assustado... nervoso? Isto é normal. Ritual é uma coisa importante e não é para se fazer um levianamente. O.K.? Agora você pode começar, mas...
SIM... Diga aos Antigos que você está praticando. Embora Eles já saibam disso (e estão dispostos a ajudá-lo), isso será bom reassegurar a você mesmo esta afirmação em caso de você acabar com a sensação de que "fez algo errado". Você não fez. Está "praticando" e praticar envolve uma certa quantidade de tentativas e erros. Ninguém "lá em cima" está rindo de você.
SIM... Faça cada passo lentamente e com cuidado. Deixe que os símbolos falem ao seu eu interior. Dê-se algum tempo entre cada passo para sentir como o ritual o está afetando se alterando o ambiente. Quando centrar-se, procure por respostas... tenha os ouvidos abertos aos conselhos... ouça a si mesmo... ouça o telefone que está tocando porque você esqueceu de tirá-lo do gancho...
SIM... Ouça. Nós perguntamos certas coisas e então frequentemente não nos damos tempo para ouvir as respostas. Escreva tudo no seu diário. Rabisque as figuras que receber em meditação nas margens. Estes símbolos serão importantes mais tarde.
SIM... Repita este mesmo ritual básico à exaustão. Ao invés de tornar-se entediante, você provavelmente vai achar que ele se torna mais significativo a cada vez que o fizer. E a criança interior da sua mente subconsciente vai estar amando isso! (Obrigado, vovó!).
SIM... Continue a repetir as primeiras fases novamente. Nós estamos constantemente aprendendo e "voltar às bases" é sempre uma boa ideia.
NÃO... se preocupe com o que você vai dizer. Diga o que está no seu coração. Use uma linguagem simples - lembra da "criança"? - e lembre-se de tomar fôlego entre as frases. Você quer alterar a sua consciência e não a perder!
NÃO... faça juramentos ou dedicações para toda a vida aos Antigos. Você não tomou esta decisão ainda. Está ainda tentando descobrir se a Bruxaria é o Caminho certo para você. Esta é uma das mais importantes decisões que fará na sua vida. Dê a ela o respeito e a consideração que merece.
NÃO... tenha medo. Todos aqueles filmes de Hollywood podem tê-lo tornado um pouco apreensivo a começar a prática ritual. Nada do que acontece nos filmes acontecerá a você. Você fez cada passo lentamente e com muita cautela. É somente quando alguém tenta ir a lugares para os quais ele não está preparado que a situação se torna perigosa. Por isso que os orientadores enfatizam que precisa ir devagar. Levou o tempo necessário para se preparar e fazer todos os passos na ordem, não levou?
NÃO... faça o ritual nem muito frequentemente nem só de vez em quando. Formule uma agenda - como, por exemplo, uma vez por semana - e siga essa rotina por algum tempo. Se realmente deseja fazer alguma coisa diariamente, um simples ritual com velas de manhã ou à tarde estará ótimo. Comece a pensar sobre as fases da Lua, os Festivais e outras datas para se fazer o trabalho ritual. A Bruxaria é baseada no "ritmo" da Natureza e este será o próximo passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário